terça-feira, 3 de junho de 2014

Oficina "Música, Cognição, Psicomotricidade e Inclusão" - (16 horas)

O curso vai oferecer subsídios teóricos e práticos para todos os interessados em compreender melhor e/ou trabalhar no contexto da inclusão com a educação musical. Serão abordados temas como cognição, memória e desenvolvimento psicomotor de pessoas sem e com deficiências, adaptações pedagógicas para aulas de música inclusivas, técnicas de alfabetização musical para crianças com deficiência cognitiva e autismo, bem como, informações significativas sobre postura em sala de aula, como lidar com a família, triagem musical, dentre outras. O curso é dividido em parte teórica e prática, regado a muitos jogos inéditos, desenvolvidos especificamente para esse público, bem como, slides, vídeos e discussão de casos. Não é necessário ter conhecimento sobre o assunto para cursar a oficina. 

Conteúdos Desenvolvidos: Parte Teórica + Atividades práticas baseadas no princípio da psicomotricidade com foco na inclusão; Jogos pedagógicos e psicomotores para educação musical; Atividades de música adaptadas ao contexto da escola inclusiva; Discussão de casos em música e inclusão; Processos de triagem e avaliações diferenciadas; Criação de atividades adaptadas

DATAS E HORÁRIOS
12 Setembro 2014 (sexta-feira) - das 18h30min às 22h30min
13 Setembro 2014 (sábado) - das 8h30min às 12h30min e das 14h às 18hs
14 Setembro 2014 (domingo) - das 8h30min às 12h30min

LOCAL: Auditório da Escola Impulso (Grupo Caminho do Saber) - Rua: Guerino Sanvitto nº 814 - Loteamento Villagio Iguatemi - Caxias do Sul RS

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGTO
     · A vista R$ 200,00 pagamento até 08 Agosto.
     
     · Depósito banco Itaú ou tbm pode ser emitido um boleto bancário para pagamento em qquer banco, neste caso, acréscimo de R$ 3,50 em cada parcela e vc deverá enviar também seu endereço completo, rua, nº, bairro, cep e seu nr CPF.

 INSCRIÇÕES:
· Enviar nome completo, telefone celular, profissão, forma e prazo de pagamento para andrecxs@uol.com.br 

· Após enviar inscrição, você receberá os dados para depósito ou boleto bancário, que deverá ser realizado até o prazo escolhido. Obrigatório o envio de comprovante de depósito.


Importante: Após pagamentos, cancelamentos com devolução do valor pago só serão aceitos com 15 dias de antecedência do início da oficina. Após esse prazo, não devolveremos o valor investido.

QUEM É VIVIANE LOURO

Prof. Ms. Dourtoranda Viviane Louro – Doutoranda em Neurociências pela UNIFESP. Mestre em música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Bacharel em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), Técnica em música pela Fundação das Artes de São Caetano (FASCS). Em sua formação contempla: estagio em musicoterapia pela AACD; cursos na área da deficiência cognitiva, auditiva, física e psicomotricidade. Atualmente, é coordenadora do Programa de Apoio Pedagógico e Inclusão da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e professora do curso de licenciatura da FITO. Ministra constantemente palestras e cursos sobre educação musical para pessoas com deficiência em todo Brasil. Desde 2004 é organizadora do Simpósio de Educação Musical Especial que ocorre anualmente em SP. É organizadora do site Música e Inclusão (www.musicaeinclusao.wordpress.com) e foi fundadora e diretora musical do grupo Trupe do Trapo (formado por pessoas sem e com deficiências) de 2006 à 2014. Consultora da OSCIP Mais diferenças onde colabora com a pesquisa nacional "censo de educação musical inclusiva". Consultora em inclusão do projeto de orquestras da Bahia Neojibá, desde 2010. Idealizadora e coordenadora em inclusão do Espaço Pedagógico de Artes (www.espacopedagogicodeartes.wordpress.com). Autora dos livros Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas (2006,) Arte e Inclusão Educacional (2007); Arte com responsabilidade social – inclusão pelo teatro e música (2009) e Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência (2012).

LIVROS ESCRITOS POR VIVIANE LOURO

(2012) O livro Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência, traz uma abordagem atualizada das questões neurológicas, psicomotoras, pedagógicas e sociais que permeiam o processo ensino-aprendizagem musical de pessoas com deficiência cognitiva, física, visual e auditiva.
O livro, com 315 páginas, regado a descrições de casos reais, é fruto de pesquisas teóricas unidas a uma intensa experiência prática por parte da autora (10 anos na área pedagógica musical inclusiva). Além da extensa experiência de Viviane Louro, a obra conta com a colaboração de pessoas altamente qualificadas da área da educação musical e da medicina: Prof. Dr. Siney Molina e Prof. Dr. Luís Alonso.
(2009) O livro Arte e Responsabilidade social traz para educadores e interessados importantes informações sobre a inclusão de pessoas com deficiência no meio artístico através do teatro e da música. Dividido em 3 partes, os autores propõem na primeira delas textos que falamo sobre Legislação, educação inclusiva, arte e deficiência e a importância da música e do teatro na inclusão. Na segunda parte, expõem o processo do grupo cênico-musical de inclusão social  Trupe do Trapo (formado por 12 pessoas com deficiências, 2 pessoas da terceira idade e 3 pessoas sem deficiência) dirigido pelo ator Sérgio Zanck e pela musicista Viviane Louro. Na terceira parte, descrevem detalhadamente a metodologia utilizada e as atividades de música e teatro realizadas nas aulas da Trupe do Trapo.
Um guia importante para professores da rede pública e privada ou professores de artes que desejam trabalhar melhor com a diversidade e um relato interessante para todos os interessados sobre como pessoas entre 13 e 73 com diversas deficiências se uniram para transformar a adversidade em arte.
(2007) A Convite da Editora Didática Paulista, a musicista Prof Ms. Viviane Louro, o ator Sérgio Zanck e o pedagogo Alessandro Arten escreveram o livro Arte e Inclusão: uma abordagem multidisciplinar. O livro, de cunho totalmente didático, propõe atividades pedagógicas de música e teatro para serem feitas no contexto da educação inclusiva, com pessoas sem e com deficiência. A metodologia proposta no livro é baseada no trabalho que os autores possuem com o grupo Trupe do Trapo, grupo cênico-musical formado por pessoas com e sem deficiência, em situação de risco social e terceira idade. Acompanha o livro um DVD -também didático- do grupo Trupe do Trapo, com depoimentos dos orientadores e integrantes do grupo, comentários sobre as deficiências por profissionais experientes da área médica e pedagógica, atividades musicais e teatrais feitas pelo grupo e peça de teatro encenada na íntegra como mostra de resultado do processo artístico-pedagógico pelo qual o grupo passou no decorrer de seis meses. Enfim, o livro com 160 páginas, fotos, ilustrações e DVD com documentário de 1 hora e meia é um material agradável para quem se interessa pelo tema inclusão e praticamente necessário para os que trabalham com arte, deficiência ou em escolas regulares no qual a inclusão se mostra cada vez mais presente.
(2006) O livro Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas é de cunho científico-pedagógico. Científico porque está totalemtne embasado teoricamente em metodologias utilizadas na educação musical, bem como nos princípios que norteiam a psicomotricidade o desenvolvimento da apresndizagem e as questões clínicas das deficiências. Pedagógico porque oferece atividades práticas para professores – de música ou não – e profissionais da área da saúde que trabalhem ou queiram trabalhar com pessoas com deficiências no que tange a utilização da música como recurso ou finalidade em si mesma.