(2012) O livro Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência, traz uma abordagem atualizada das questões neurológicas, psicomotoras, pedagógicas e sociais que permeiam o processo ensino-aprendizagem musical de pessoas com deficiência cognitiva, física, visual e auditiva.
O livro, com 315 páginas, regado a descrições de casos reais, é fruto de pesquisas teóricas unidas a uma intensa experiência prática por parte da autora (10 anos na área pedagógica musical inclusiva). Além da extensa experiência de Viviane Louro, a obra conta com a colaboração de pessoas altamente qualificadas da área da educação musical e da medicina: Prof. Dr. Siney Molina e Prof. Dr. Luís Alonso.
(2009) O livro Arte e Responsabilidade social traz para educadores e interessados importantes informações sobre a inclusão de pessoas com deficiência no meio artístico através do teatro e da música. Dividido em 3 partes, os autores propõem na primeira delas textos que falamo sobre Legislação, educação inclusiva, arte e deficiência e a importância da música e do teatro na inclusão. Na segunda parte, expõem o processo do grupo cênico-musical de inclusão social Trupe do Trapo (formado por 12 pessoas com deficiências, 2 pessoas da terceira idade e 3 pessoas sem deficiência) dirigido pelo ator Sérgio Zanck e pela musicista Viviane Louro. Na terceira parte, descrevem detalhadamente a metodologia utilizada e as atividades de música e teatro realizadas nas aulas da Trupe do Trapo.
Um guia importante para professores da rede pública e privada ou professores de artes que desejam trabalhar melhor com a diversidade e um relato interessante para todos os interessados sobre como pessoas entre 13 e 73 com diversas deficiências se uniram para transformar a adversidade em arte.
(2007) A Convite da Editora Didática Paulista, a musicista Prof Ms. Viviane Louro, o ator Sérgio Zanck e o pedagogo Alessandro Arten escreveram o livro Arte e Inclusão: uma abordagem multidisciplinar. O livro, de cunho totalmente didático, propõe atividades pedagógicas de música e teatro para serem feitas no contexto da educação inclusiva, com pessoas sem e com deficiência. A metodologia proposta no livro é baseada no trabalho que os autores possuem com o grupo Trupe do Trapo, grupo cênico-musical formado por pessoas com e sem deficiência, em situação de risco social e terceira idade. Acompanha o livro um DVD -também didático- do grupo Trupe do Trapo, com depoimentos dos orientadores e integrantes do grupo, comentários sobre as deficiências por profissionais experientes da área médica e pedagógica, atividades musicais e teatrais feitas pelo grupo e peça de teatro encenada na íntegra como mostra de resultado do processo artístico-pedagógico pelo qual o grupo passou no decorrer de seis meses. Enfim, o livro com 160 páginas, fotos, ilustrações e DVD com documentário de 1 hora e meia é um material agradável para quem se interessa pelo tema inclusão e praticamente necessário para os que trabalham com arte, deficiência ou em escolas regulares no qual a inclusão se mostra cada vez mais presente.
(2006) O livro Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas é de cunho científico-pedagógico. Científico porque está totalemtne embasado teoricamente em metodologias utilizadas na educação musical, bem como nos princípios que norteiam a psicomotricidade o desenvolvimento da apresndizagem e as questões clínicas das deficiências. Pedagógico porque oferece atividades práticas para professores – de música ou não – e profissionais da área da saúde que trabalhem ou queiram trabalhar com pessoas com deficiências no que tange a utilização da música como recurso ou finalidade em si mesma.
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